Perguntas frequentes:

1) Como faço para ingressar em um programa de reabilitação no Oscar Clark?
O primeiro passo é procurar a clínica da família mais próxima da sua residência para obter um encaminhamento do SISREG. No encaminhamento já irá constar o dia e o horário do atendimento no Oscar Clark.

Encontre aqui a sua clínica da família/Unidade básica

Quem já foi tratado no Oscar Clark no passado e teve alta ou abandonou o tratamento deverá reiniciar o processo, dirigindo-se à clínica da família para a obtenção de um novo encaminhamento do SISREG.
Atenção: Outros encaminhamentos médicos não são válidos. É necessário o encaminhamento do SISREG. A nossa área de atendimento é restrita ao município do Rio de Janeiro.

2) Faltei ao meu primeiro atendimento no Oscar Clark. O que devo fazer?
Por favor, retorne à unidade básica/clínica da família para a obtenção de novo encaminhamento do SISREG, com o agendamento de outro dia/horário para o seu primeiro atendimento.
Atenção: Não é possível reagendar ou alterar data/horário de encaminhamento do SISREG através do Oscar Clark, pois é a unidade básica/clínica da família a responsável por este encaminhamento.

3) Quais documentos eu preciso levar quando comparecer pela primeira vez?
Trazer o seu encaminhamento do SISREG, um documento de identidade com foto (original e cópia), CPF(original e cópia), cartão do SUS (original e cópia)  e  um comprovante de residência (original e cópia). É interessante trazer também: laudo médico com diagnóstico(CID) e exames complementares pertinentes à patologia. 

4) Onde é feito o teste da orelhinha?
O teste da orelhinha é feito somente no Oscar Clark Centro (anexo), na Av. Presidente Vargas, 1997, 2º andar, Centro, tel. 2088-6058.
Atenção: Verifique o final da página do seu encaminhamento do SISREG, pois lá estará o encaminhamento para o Oscar Clark Centro.

5) O que fazer se o paciente ostomizado não tiver condições de comparecer para receber as bolsas de ostomia?
Caso o paciente ostomizado não tenha condições de ir até a Unidade para receber as suas bolsas de ostomia, um representante familiar devidamente identificado poderá receber as bolsas de ostomia no lugar do paciente.
Atenção: No caso de primeiro atendimento de avaliação, é importante que o paciente ostomizado compareça para a avaliação do estoma, orientações, cuidados, etc. Não sendo possível o comparecimento do paciente, leve uma foto do estoma.

6) Sou paciente do programa de ostomizados do Oscar Clark e estou tendo problemas com as minhas bolsas de ostomia. O que devo fazer?
Neste caso, compareça ao setor de ostomizados em nossa sede, no Maracanã, para uma avaliação do seu problema, receber orientações e possivelmente trocar as suas bolsas. Não é necessário agendar consulta.

7) Há estacionamento para pacientes dentro do Oscar Clark Maracanã?
Não, o estacionamento da nossa Unidade é reservado para funcionários. Há vagas ao longo da Rua General Canabarro e ao longo da Avenida Paula Sousa.

8) Há vacinação de COVID-19/INFLUENZA no Oscar Clark?
Não, o Oscar Clark não está aplicando vacinas de COVID-19 ou INFLUENZA no momento.

9) O que devo fazer para receber uma cadeira de rodas ou outro meio auxiliar de locomoção? 
O primeiro passo é procurar uma unidade básica/clínica da família e solicitar que seja registrado no SISREG o seu pedido através do procedimento "consulta para prescrição de órtese, prótese e materiais especiais".
O segundo passo é entrar em contato com o Oscar Clark e solicitar a sua inclusão em nosso banco de dados de espera por meios auxiliares de locomoção. Após a sua inclusão em nosso banco de dados, aguarde, pois nós entraremos em contato com você na medida em que a nossa Unidade vai recebendo equipamentos para dispensação.
Atenção:  O critério que define a ordem de chamada em nosso banco de dados é a data e hora de registro do pedido em nosso banco de dados. Só é aceito um registro de pedido por paciente. 
A dispensação dos equipamentos depende da existência dos mesmos em estoque no Oscar Clark.
O Oscar Clark não é responsável pela compra dos equipamentos. O Oscar Clark somente recebe os equipamentos comprados pela Secretaria de Saúde e os dispensa aos pacientes inscritos em nosso banco de dados.